Esse conteúdo que vou trazer hoje, é para você que acha apenas que o custo por clique (CPC) é a única métrica que você deve analisar em uma campanha ou conta de Google Ads, você está cometendo um grande erro… veja só 4 métricas que grande parte dos anunciantes, não dão muita importância, mas que no final, dependendo do seu tipo de negócio, são fundamentais para fazer um acompanhamento mais preciso de métricas e KPI´s em seus anúncios.
4 métricas importantes que você ignora na hora de gerenciar suas campanhas no Google Ads. Nesse conteúdo específico, eu quero falar sobre essas 4 métricas, que você vai adicionar a coluna da sua conta do Google Ads e ter várias informações para melhorar as suas campanhas.
Como Adicionar ou Modificar Colunas no Google Ads?
Antes de mais nada, a primeira coisa que eu faço quando vou começar a anunciar no Google ou analisar uma conta que já está investindo, é ver como o anunciante organizou as colunas. Não existe um jeito certo. Existe o melhor para você se organizar e saber o que está sendo feito e o que otimizar logo quando bater o olho.
Quando você abre a sua conta de Google, estou me baseando aqui em uma campanha de rede de pesquisa, pode ir em colunas e no menu suspenso colocar “Modificar Colunas”.
Vai abrir uma nova página, onde você verá várias métricas que é possível adicionar nas suas colunas. E o que eu recomendo é que você adicione as métricas e vá analisando qual é importante para o seu caso. Depois que você adicionar vai aparecer todas na página “Grupos de Anúncios”. Ao passar o mouse em cada título da coluna, é possível ver a explicação dessa métrica. Aí você pode entender melhor se é relevante para você ter essa informação, acompanhar o resultado disso.
Muita gente fala para mim que o clique é muito caro e só fala em clique e mais clique. Essa é só uma das métricas que você tem que avaliar. Eu digo que ela, nem de longe, está sendo a mais importante. Você começa pela conversão, custo de conversão e volume de conversão. Isso é, realmente, o que importa, afinal, ninguém gosta de anunciar, sem o objetivo de atrair mais vendas, não é mesmo. Mas aqui tem alguns pontos importantes que eu quero lhe entregar. São métricas importantes que eu avalio.
Estamos aqui em uma campanha de pesquisa, com vários conjuntos de anúncios. Analisando, conseguimos ver o padrão. Que é as conversões, custo por conversões… O custo por conversão é o que todo mundo olha. As pessoas sempre se perguntam quanto está o custo por conversão, qual é o máximo que elas podem pagar. Essa métrica é seguida por cliques, impressões, CTR, CPC médio. Ou seja, o padrão que todo mundo olha quando se cria uma campanha na rede de pesquisa.
Mas, aqui, tem aquelas 4 métricas importantes. As quais veremos agora.
1 – Valor de Conversão
A primeira é o valor de conversão. O valor de conversão é a métrica que lhe diz quanto valem as conversões que estamos gerando.
Quando tem uma conversão no Google, você coloca um valor. Você diz: “Google, cada conversão me gera um valor de R$100 reais”. Esse é o ticket médio do seu produto. Geralmente essa métrica em específico, não será válida para todos os negócios, um e-commerce ou um infoproduto, é obrigatório ter conhecimento desses valores, junto com o acompanhamento do Google Analytics, ou você pode colocar o produto específico também, que é uma configuração mais avançada. Seguindo pelo mais simples, você pode calcular o ticket médio do produto da sua empresa e dizer: “A cada conversão que o Google faz, eu ganho, no caso da campanha que peguei para analisar nesse conteúdo, R$150 reais”.
Porque essa métrica é importante? Porque quando você entra na sua conta do Google, você já consegue ver qual conjunto, qual anúncio, qual palavra-chave, qual segmentação, qual público, está gerando o maior retorno sobre as conversões e nesse caso, tomar atitudes através de dados coerentes e não na base do achismo, otimizando cada vez mais e melhor, seus anúncios.
Então, nesse caso, eu tenho duas conversões. Eu estou divulgando só um produto, e tenho uma conversão só para o cartão de crédito e uma conversão para o boleto.
Por boleto, o valor da conversão é menor, ou seja, o pagamento do boleto em si, ou pix na maioria dos casos, Porque nem todo mundo que gera o boleto ou gera o pix, paga. Vou colocar aqui, por exemplo, o boleto R$100 e uma conversão do cartão de crédito, ambas no valor de R$100 cada, vamos considerar ao todo, R$200 reais.
Então, cada vez que a pessoa passar o cartão ou gerar o boleto vai gerar esse valor da conversão. E eu consigo descobrir, com um olhar rápido, tudo o que está acontecendo e o que eu preciso fazer. Porque o segredo do gerenciamento de uma campanha no Google ou qualquer fonte de tráfego é você, em poucos segundos, já identificar onde está bom, que você vai impulsionar, e onde está ruim, que você vai parar ou excluir ou otimizar.
Em um cenário hipotético , acabei abrindo minha campanha, e eu pude ver em poucos segundos que investi um pouco mais de R$5 mil reais e voltou, no geral da campanha, com todos os grupos de anúncios, R$18 mil.
Igualmente, eu consigo ver o custo por conversão. Que nesse caso me mostra que a cada R$50 reais investidos estão voltando R$150.
Você pode alegar que esse relatório não é 100%. Sim, realmente, não é, mas já é uma métrica para você ter uma noção.Aqui é muito importante, você tirar a prova real no seu dashboard de vendas e também, se você mapear através de UTM´s as suas Urls, mas deixa para um próximo papo isso…
O igor, mas como assim não é 100%? No meu caso, hipotético, não é 100% porque algumas pessoas compraram por telefone, por outro computador. Você acaba até perdendo a conversão e o valor não fica 100%. Mas está tudo bem. Você consegue ter, baseado, na margem de erro, já uma noção na hora de otimizar a sua conta. Então o valor de R$18 mil, obviamente, é bem maior, mas eu consigo ter uma ideia de quem fez essa compra direta, aqui que está o segredo.
Outra coisa que eu consigo olhar é qual grupo de anúncio está me gerando um ROI maior, ou seja, um lucro maior, oriundo das campanhas. Você consegue comparar um e outro para otimizar as suas contas.
Então, valor de conversão é importantíssimo. Salvo a exceção que essa métrica não seja ideal para você, fora isso, mantenha o radar ligado. Adicione o valor de conversão para olhar rapidamente, em poucos segundos, quanto você está ganhando com o Google.
O igor, entendi que o valor da conversão é importante, mas como eu coloco um valor da conversão? Rapidamente, na sua conta, você vai em “ferramentas” ,no menu superior, depois em “conversões”. Agora selecione a campanha ou crie uma. Para criar, basta ir no botão “+”, em seguida o tipo de conversão, nesse teste vou escolher a opção “website”.
Em qualquer um que você abrir, vai encontrar a sessão “Valor”. Nela, você vai selecionar a opção “Usar o mesmo valor para todas as conversões” ou “Usar valores diferentes para cada conversão”, caso você tenha um e-commerce, por exemplo.
No caso hipotético que eu criei, geralmente, eu usaria a primeira opção. Simplifico. Mesmo tendo dois ou três produtos com preços diferentes, basta pegar o faturamento total e dividir pela quantidade de vendas. O resultado é o ticket médio. Aí é só colocar esse valor do ticket médio como valor da conversão.
Assim, eu consigo, em poucos segundos, ver quais são as palavras, anúncios, campanhas, que estão me gerando, de fato, um maior valor de conversão, mais resultado. Eu consigo ver, por exemplo, se já está dando ou não lucro, sem ter que olhar a campanha como um todo e vasculhar a ferramenta de gerenciamento inteira. E ai, você já acompanha ou não a métrica “valor de conversão” Tô de olho!!!
Bora lá para a segunda métrica
2 – Parcela de Impressão na Rede de Pesquisa
O próximo que eu quero mostrar para você aqui é a parcela de impressão na rede de pesquisa.
O que é essa métrica? Segundo a própria descrição do Google: “A métrica “Parcela de Impressões da Rede de Pesquisa” é o número de impressões recebidas na Rede de Pesquisa dividido pelo número estimado de impressões que você estava qualificado para receber”.
Então, a parcela da impressão significa que eu estou aparecendo, segundo a conta que analisei para fazer esse conteúdo, 40% das vezes que eu poderia aparecer na rede de pesquisa. Ou seja, tem 100% e eu estou aparecendo só 40% das vezes, das buscas que aparecem no Google. Isso significa que eu tenho possibilidade de ampliar meu investimento, de melhorar meu índice de qualidade, para que eu possa alcançar o 100%, toda vez que alguém pesquisar a palavra-chave, eu quero aparecer.
Para fazer isso, você deve melhorar o CTR da sua campanha,o Google recomenda entre (1% a 3%) eu igor, recomendaria você focar (entre 6% pra cima) fazer anúncios chamativos, aumentar o índice de qualidade, aumentar o investimento no geral para não ser barrado por falta de orçamento.
Nessa campanha, eu estou aparecendo em um pouco menos da metade das buscas. Ou seja, eu tenho muito volume, muita gente está procurando pelo meu produto/serviço e eu não estou aparecendo. Então aqui é uma boa dica para você avaliar.
É importante dizer que eu nunca vi essa métrica em 100%,por muito tempo, mas já vi 90% e até 95%. Muita gente até começa a anunciar, ampliar a segmentação, anunciar em outras fontes de tráfego, que não são tão boas, e esquece de ampliar na própria rede de pesquisa do Google ou no Google como um todo. Então, fique atento a isso que é importante. Um complemento dessa métrica, é saber quantos % (por cento) você está ocupando na primeira posição do google e quantos % (por cento) você está na parte superior do Google.
3 – Conversão em Dispositivos Diferentes
Muita gente fala: “Poxa igor, eu estou anunciando aqui, as métricas estão boas, meu site é bom, meu produto e oferta são de qualidade, mas para o desktop não adianta, eu não vendo o meu produto pelo computador, não dá”. Ou “Estou anunciando aqui e para celular não dá, não funciona”.
A conversão por dispositivos diferentes é o seguinte: Às vezes o usuário está no celular, faz uma pesquisa, olhou, achou bacana e aí vai para o computador preenche os dados e compra o produto.
Então ele comprou em um dispositivo diferente. Ou seja, o celular foi um fator essencial para uma conversão. Se eu não aparecesse no celular, não ia converter no desktop.
Aqui aparece poucas conversões, mas entre contas a diferença é gritante. Eu já ouvi muitas pessoas falarem assim: “Estou olhando aqui e a conversão não está tão boa no celular, então eu vou excluir o celular e está tudo bem”. E acaba diminuindo as conversões como um todo. E a pessoa não sabe o que faz.
Só o que acontece é que o celular estava sendo importante para a busca e o usuário estava comprando em um outro dispositivo. As vezes para realizar o preenchimento melhor dos dados e não correr o risco de cometer um engano no pagamento.
O Google consegue rastrear, obviamente que não 100%, mas já lhe dá um norte, se o desktop e o celular estão lhe ajudando no processo de conversão. O que você precisa ter aliado com o Google Ads, é o Google Analytics e mensurar a jornada de compra do consumidor, mas isso fica para um próximo papo.
Antes de tomar uma decisão de excluir um dispositivo é importante você olhar essa métrica também.
4 – Ligações Telefônicas
Essa é uma métrica para quem usa telefone. Para quem usa as chamadas como objetivo principal ou como um canal de aquisição de cliente na própria campanha, sempre com o intuito em converter o lead.
Segundo definição do Google, a métrica “Ligações indica o número de vezes que as pessoas clicaram em um número de telefone exibido em um anúncio para dispositivos móveis ou discaram o número de encaminhamento de chamadas do Google exibido em um anúncio em qualquer dispositivo”.
É possível “mandar” o Google contar como uma conversão, após 60 segundos de duração a ligação, vindo do Google por exemplo, para ter um controle um pouco melhor sobre essa métrica.
Então, quando você sobe um anúncio do Google que tem a chamada e a pessoa clica na extensão de chamada ou se você tem o Google Meu Negócio vinculado a sua conta do Google Ads, dá para saber que ela ligou para você, tem interesse, principalmente no dispositivo móvel.
Essa métrica é importante para saber quais são os seus grupos de anúncios, anúncios, palavras-chave que estão trazendo mais resultados em ligações telefônicas.
Se chamadas para você são importantes, se você recebe muita ligação, é importante você adicionar essa coluna para acompanhar as ligações e descobrir quais são as palavras e anúncios que estão, de fato, gerando resultado através de chamadas.
Essas aqui são as 4 métricas que você pode avaliar e que vão lhe ajudar a ter uma visão geral para melhorar a sua conta.
E aí, curtiu esse conteúdo, já ficava de olho nessas métricas ou após ler esse artigo, irá modificar as colunas e passar a mensurar, conta ai nos comentários, o que você achou
Espero ter ajudo na sua jornada anunciando na plataforma do Google Ads. Compartilhe com um colega que é anunciante vamos juntos nessa.
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